O Programa de Educação Tutorial constitui-se em uma modalidade de investimento acadêmico em cursos de graduação que tem sérios compromissos pedagógicos, éticos e sociais. É destinado a grupos de alunos que demonstrem potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação das IES.

    O PET FLORESTAL busca fornecer ao estudante de Engenharia Florestal uma formação dentro de uma realidade de mercado profissional, criando oportunidades de atuação em atividades de ensino, pesquisa e extensão e possibilidades de participar de encontros, simpósios, seminários de abrangência estadual, regional, entre outras atividades que venham a somar novos conhecimentos, estimulando-os a engenhosidade, criatividade e postura crítica diante da sociedade, contribuindo desta forma, para a melhoria do ensino de graduação e formando Engenheiros Florestais capazes de fazer frente às questões de uso e conservação dos recursos naturais. 

              O Grupo PET Florestal foi criado no ano de 1996, pelo Prof. Dr. Luiz Gonzaga Silva Costa. Atualmente o grupo é coordenado pela Prof. Dra. Gracialda da Costa Ferreira.